fbpx
O que é e como funciona um projeto de interiores

O que é e como funciona um projeto de interiores

Comprou uma casa ou um apartamento do tamanho ideal para a sua família, no bairro perfeito para as tarefas do dia a dia, mas tem algo nela que não encaixa com a sua personalidade? Ou então, você já mora nesse lugar há muito tempo, mas agora sente que o seu lar precisa de refresh? Talvez você esteja precisando de um projeto de interiores.

Neste post vamos te contar tudo o que envolve um projeto de interiores e como a Arthur Calliari Arquitetos faz para deixar a sua casa do jeitinho que você e sua família merecem! Continue lendo.

O que é o projeto de interiores?

O projeto de interiores nada mais é do que o que a gente faz dentro da “casca” da casa. É uma reforma que serve para adaptar residências ao estilo de vida de quem ali mora, proporcionando muito mais conforto, funcionalidade e, claro, beleza.

Este tipo de projeto pode ser pensado apenas sobre os móveis, sem necessariamente mexer com a estrutura da casa ou apartamento, sendo uma estratégia geralmente usada quando o imóvel é alugado. Já quando falamos em reforma, falamos também em expansão, que pode se referir desde um ajuste no telhado até uma reforma completa com quebras de paredes e junção de ambientes, por exemplo. Por aqui ainda consideramos como projeto de interiores mesmo uma mudança sendo na fachada do imóvel.

Como definimos um projeto de interiores aqui no escritório?

Primeiro fazemos uma reunião de escopo com o cliente e a partir de perguntas simples como do que ele gosta e quais ideias ele já tem, procuramos entender quais são as suas necessidades e desejos em relação ao seu lar, bem como quais problemas ele gostaria de solucionar e até se deseja modernizar o imóvel. 

A partir dessa reunião, vamos até a casa do cliente para medir e fotografar o espaço que faz parte do escopo. Medimos também móveis e eletrodomésticos que serão reutilizados e outros objetos que o cliente gostaria de manter. Levar em conta essas obras, como quadros, esculturas e outros objetos de decoração faz todo o sentido, pois em alguns casos, seu tamanho irá influenciar na concepção do projeto.

Ao voltarmos para o escritório transcrevemos todas as medidas e anotações para o computador e com tudo pronto fazemos o brainstorming em equipe para alinhar ideias e expectativas, sempre com o intuito de resolver as principais necessidades do cliente. 

Depois disso, apresentamos até 3 propostas para o cliente para que ele possa fazer suas considerações e escolha final, com a qual seguimos adiante ao que chamamos de anteprojeto. O anteprojeto é composto pelas produções em 3D, pelas plantas humanizadas com maiores detalhes (além de todas as medidas, para que o cliente possa ter uma melhor noção de tamanhos), sugestões de materiais e outros itens que fazem com que o projeto tome uma forma visual, ou seja, o cliente poderá ver como o seu projeto tende a ficar após a finalização.

Importante lembrar que imagem 3D não é o projeto em si, ele existe apenas para que o cliente possa ter uma ideia mais concreta de como poderá ser o resultado final do projeto e entender melhor a proposta.

Após apresentado o anteprojeto ao cliente e ter anotado novamente suas considerações, passamos aos projetos de pontos complementares, nos quais mapeamos tomadas, pontos de luz, de água, de esgoto e o que mais for preciso antes de entrarmos no projeto executivo e por fim começarmos a organização da obra.

Falando em obra, no nosso blog contamos como economizar na orçamentação e também qual a diferença entre gerenciamento e acompanhamento de obras. É só clicar aqui e conferir.

O que é e como funciona um projeto de interiores
O que é e como funciona um projeto de interiores

Quais são as perguntas mais frequentes sobre projeto de interiores?

  • O projeto é criado somente pelo arquiteto?

Não. Todo o processo de concepção do projeto é feito juntamente com o cliente e com base nos seus gostos pessoais, necessidades e desejos em geral. Além disso, quando apresentamos cada etapa anotamos e levamos em conta qualquer consideração do cliente sobre o que foi mostrado.

  • O projeto de interiores precisa de aprovação na prefeitura?

Depende do caso. Se estivermos fazendo apenas uma reforma interna, sem mudar nenhuma questão urbanística do imóvel, não precisa, basta a autorização do síndico. Mas se houver alguma mudança de questão urbanística ou estivermos dentro de um condomínio de casas, temos que apresentar o projeto para o síndico, administrador ou algum representante do condomínio para aprovação, além de solicitar o alvará para a prefeitura.

E então? Que tal aproveitar o começo do ano para colocar em prática o seu sonho de reformar a sua casa?

Siga as nossas redes sociais e não deixe de compartilhar este post com a sua família!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Artigos relacionados

Utilizamos Cookies em nosso Website para aprimorar a sua experiência de navegação. Assim podemos sugerir conteúdos mais relevantes e de seu interesse. Ao navegar pelo nosso Site presumimos que você concorda. Consulte nossa Política de Privacidade.