O projeto desta casa localizada em Araucária, no limite com a área de proteção ambiental da manancial do Passaúna foi uma grande oportunidade de explorar a relação da arquitetura com a natureza. As principais condicionantes do projeto foram a posição elevada do terreno com os fundos orientados para o vale do Rio Barigui, a incidência solar, e claro a relação com o entorno e a vista.
Então, o partido do projeto busca uma inserção harmoniosa da residência no lote ao mesmo tempo que se preocupa com o aproveitamento da luz natural para si e seus vizinhos. Sendo assim, optou-se por dividir a casa em dois blocos desencontrados, destacando o pavimento superior, setor íntimo, e separando-o do apoio. A união entre estes se apresenta em uma leve sobreposição e um fechamento em pele de vidro que também delimita a área social da residência.
A área social se caracteriza como um grande pavilhão, com ambientes totalmente integrados entre si, permitindo não somente o contato entre os indivíduos nesses espaços mas também com a natureza dos jardins externos ao seu redor. Outro elemento de destaque é a prolongação do bloco superior para fora, projetada como recurso para o controle da incidência solar e também para criar um deck protegido da área de lazer da residência.
O bloco íntimo se destaca pela sua relação com a iluminação natural, a qual direcionou sua organização interna, aberturas e posicionamento no terreno. Essa posição permite diminiuir ao máximo o sombreamento sobre o terreno vizinho. Sua suíte principal é caracterizada por uma grande abertura para o vale do Rio Barigui, tornando-a em um mirante íntimo.
O fechamento deste projeto de arquitetura acontece graças à sua materialidade que acentua seus conceitos: o bloco de apoio, que abriga as áreas técnicas, garagem e serviços, é acentuado pela cor dos tijolos de demolição; o íntimo pelo seu revestimento cimentício escuro; e a transparência do vidro que possibilita a vitalidade dos jardins dentro das áreas sociais.
Por fim, a palavra-chave para a resindência GK é ‘integração’: dos ambientes sociais; da relação com o entorno imediato; e da natureza com o habitar.