A arquitetura como atividade surgiu há cerca de 9 mil anos e a profissão foi consolidada mais recentemente. Com isso e por isso, até hoje existem muitas dúvidas sobre o que exatamente faz um arquiteto e qual o seu processo principal de trabalho. Se você também tem essa dúvida, fique tranquilo, pois neste post iremos explicar tim tim por tim tim.
O que faz um arquiteto?
Em poucas palavras, o arquiteto planeja. Nós vendemos planejamento, mas não qualquer planejamento. O arquiteto cria estratégias funcionais e estéticas para que o seu sonho saia do papel e vire realidade, seja a casa própria, a reforma no apartamento da família, a modernização de um ambiente ou até a execução do seu novo negócio.
Mas não se trata apenas de projetos de interiores. O arquiteto também é urbanista, o que significa que trabalha em prol da cidade, por exemplo, construindo casas, prédios, museus, escolas, hospitais ou ainda criando bairros novos ou cidades inteiras.
O arquiteto planeja o resultado final de uma construção levando em consideração a estrutura e a infraestrutura de um imóvel sem deixar de lado o gosto pessoal do cliente, as suas necessidades, desejos e as principais demandas de solução dentro daquele espaço. Criamos soluções práticas a partir de perguntas muito simples como: como o cliente cozinha? Que tipo de acessórios precisa ter sempre por perto enquanto lava a louça? Quantos banheiros são necessários para atender toda a família no dia a dia? Tem pets? Dá banho no pet em casa ou somente no petshop?
Para projetos comerciais também fazemos várias perguntas de praxe, por exemplo, como vai funcionar a empresa? Quais são os processos internos? Qual o fluxo de circulação de pessoas dentro da empresa? Quem e como vai utilizar os computadores.
Basicamente precisamos saber como é a rotina do cliente tanto de segunda a sexta quanto aos finais de semana, para que possamos montar um ambiente funcional e que atenda às suas demandas de forma prática eficaz.
O segundo passo, aqui na Arthur Calliari Arquitetos por exemplo, é encontrar uma solução estética dentro da solução prática já definida anteriormente. Ou seja, pensamos na junção de materiais baseados na funcionalidade e materiais baseados na estética, afinal de contas o cliente também merece estar em um ambiente visualmente agradável.

Por que é interessante fazer um projeto de arquitetura?
Primeiramente porque precisamos estudar o cliente a fundo para entender e definir, juntos, um sistema que funcione dentro da sua casa ou do seu comércio e também na edificação como um todo, já que sabendo que cada caso é um caso, os projetos de arquitetura são totalmente personalizados à rotina do cliente.
Quais são as principais dúvidas dos clientes sobre projetos de arquitetura?
Para falar a verdade quem mais faz perguntas durante o processo de concepção de um projeto somos nós, arquitetos. Fazemos várias perguntas, aparentemente óbvias, mas que muitas vezes ajudam o próprio cliente a descobrir coisas de que ainda não tinha se dado conta sobre a funcionalidade do seu lar ou negócio.
E é por isso que ao longo do projeto temos várias reuniões com o cliente, para que se sinta parte da concepção do seu sonho e também reuniões internas, pois em equipe unimos forças e desenvolvemos soluções cada vez mais criativas, levando sempre em conta a funcionalidade, a praticidade e claro, a estética.
É comum confundir arquitetura com outra profissão?
Sim. Muitas vezes o arquiteto é confundido com engenheiro, decorador ou designer de interiores, que são profissões super importantes, mas não condizem com a realidade do arquiteto. O arquiteto não planeja somente o interior de uma casa, ele concebe a casa do zero, bem como planeja prédios e instituições como escolas, academias, centros culturais, entre outros.
Mas é claro que planeja projetos de interiores, pois entendendo os processos internos de micro espaços é mais fácil chegar a um projeto macro, a uma logística interna de um shopping ou um aeroporto, por exemplo. Por isso, precisamos saber como são os fluxos de pessoas e a usabilidade de ambientes e setores.
Enquanto isso, o designer de interiores produz apenas o ambiente interno, visando muitas vezes a estética à funcionalidade. Quer saber mais sobre projetos de interiores? Então clique aqui e confira o nosso post sobre o tema.
Você ainda tem dúvidas sobre a profissão do arquiteto e sua rotina? Então nos siga nas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog.