A Expo Revestir é nada menos que a feira mais importante do segmento de acabamentos da América Latina. Como todo bom evento, ela conecta negócios, criatividade, tendências, lançamentos e inspirações. A edição de 2020, aconteceu dos dias 10 a 13 de março, foi dividida em duas partes para facilitar o contato dos convidados com os expositores.
Nos primeiros dois dias, a feira teve foco nos negócios e networking, por meio de atendimento personalizado para quem desejasse estreitar relações comerciais diretamente com fabricantes e fechar contratos. Enquanto os últimos dois dias foram destinados aos profissionais interessados em tendências e conteúdos atuais do mercado.
A convite da loja Revestir, nós da Arthur Calliari Arquitetos estivemos lá e, falando em tendência, vamos mostrar o que encontramos de mais relevante no segmento de revestimentos para 2020.
1. Design biofílico
Uma forma de estarmos em constante contato com a natureza ou pelo menos lembrar que ela está 100% do tempo a nossa volta é o design biofílico. A tendência consiste na sua maioria em combinar as paredes em azulejos, concreto ou madeira com algumas partes “vivas”. Para as pessoas que não podem ou não têm tempo de cuidar das plantinhas, a proposta é usar a natureza em composições de desenhos em alto relevo nos revestimentos de cerâmica, como mostram os exemplos dos fornecedores Lurca e Portinari.
2. Granilite
Design original e inovador nos anos 40, a granilite está voltando com muita força em pisos, paredes e bancadas. Se trata de um concreto com aspecto próximo ao granito natural, de alta durabilidade, fácil manutenção e baixo custo. Atualmente o aspecto da granilite tem aparecido em placas de MDFs, cerâmicas, porcelanatos, e muitos outros materiais, mantendo sempre a estética decorativa, característica do material. Os stands que mais chamaram a nossa atenção foram os da Arauco e Guararapes.
3. Cerâmica rústica
Uma tecnologia antiga aperfeiçoada. Pensando em formas sustentáveis de levantar paredes, que originalmente eram feitas em blocos de concreto, a cerâmica rústica, feita com terra veio para dar essa ideia de material exposto porém com peças que cobrem as paredes já prontas. O pessoal da Lepre mostrou alguns exemplos da matéria prima e do resultado.
4. Azulejos
Por último mas não menos importante. Muito pelo contrário! A principal proposta dos expositores da Expo Revestir 2020, na nossa opinião, é trazer um pouco do passado de volta nos revestimentos. Assim como a granilite, o azulejo em tamanhos próximos ao 20x20cm, muito comuns nos característicos designs arquitetônicos europeus, foi o tipo de revestimento mais utilizado entre os anos 60 e 70 e estão de volta em variadas possibilidades: cores lisas, desenhos geométricos e até o design biofílico, já comentado antes. As fotos são dos fornecedores Lef Cerâmica e Adamã.
A nossa consideração final é que o grande propósito da arquitetura para 2020, em relação aos revestimentos, será justamente trazer a lembrança do aconchego no ambiente familiar em junção com elementos expostos da natureza visando qualidade, tecnologia e inovação!





