Quem está interessado em atualizar um imóvel para agregar valor dentro do mercado imobiliário, sem a necessidade de realizar uma grande reforma, uma ótima opção é realizar um projeto de retrofit. No escritório de arquitetura Arthur Calliari Arquitetos temos alguns ótimos exemplos, como o que foi realizado para o apartamento do Residencial Paraguaçu.
Ele seguiu um conceito focado na valorização do imóvel, com o objetivo de torná-lo mais atraente no mercado imobiliário. O projeto foi elaborado para atualizar o apartamento de maneira consciente, realizando melhorias que modernizam, mas ao mesmo tempo mantêm a essência do espaço. Nesse projeto de retrofit não são realizadas intervenções excessivamente personalizadas. O foco é atender um público mais amplo para aumentar o potencial de venda do imóvel.
As mudanças principais incluíram a abertura da cozinha integrada com a sala, que trouxe modernidade e melhor ventilação ao ambiente, e a conversão do antigo quarto de empregada em uma suíte adicional. O apartamento, originalmente com três quartos e apenas uma suíte, passou a contar com três quartos, sendo duas suítes e também um lavabo. Além disso, a estrutura foi atualizada com paredes em drywall, troca de tubulação antiga de cobre por tubulação térmica moderna, e a recomendação do uso de porcelanato nos banheiros para uma melhor impermeabilização. Ou seja, a atualização envolveu a modernização da infraestrutura elétrica, hidráulica e luminotécnica, seguindo as demandas tecnológicas atuais.
Foram mantidos elementos importantes que já traziam elegância ao imóvel, como o taco de madeira original, que preserva uma estética refinada e difícil de encontrar em novos projetos. Também foram mantidas as portas de madeira maciça, que receberam reparos e foram renovadas.
Depois de passar pelo projeto de retrofit, o imóvel foi valorizado significativamente. O proprietário conseguiu um aumento de cerca de 68% no valor do imóvel. E o investimento para realizar a modernização foi de apenas 20% do valor do apartamento .